Home / Tutoriais / Cryptopia – Demoras com depósito, o que fazer?

Cryptopia – Demoras com depósito, o que fazer?

A Cryptopia é uma exchange muito popular, principalmente por possuir uma grande quantidade de moedas, se tornando muito atraente para quem opta por minerar diversas altcoins e não quer criar uma carteira para cada uma delas. Entretando problemas de atraso no pagamento das moedas nessa exchange são frequentes. Nosso objetivo com esse tutorial é lhe guiar para que consiga identificar se o pagamento não foi recebido por um problema na exchange ou se algum outro motivo pode ter gerado o problema.

Antes de começarmos, é necessário que você tenha entendimento sobre algumas questões básicas sobre blockchain e transações:

  • Todas as transações de cripto moedas são irreversíveis;
  • Todas as transações de cripto moedas são registradas na blockchain da moeda que você enviou, em um bloco (que é definido por um número único) e identificadas por uma informação chamada TXID, que é o hash da transação dentro do bloco. Normalmente estas informações ficam disponíveis na própria carteira que você utiliza ou na pool, ao lado da transação, caso seja um pagamento de mineração.
  • Todas as cripto moedas possuem ao menos um “block explorer” público que permite qualquer pessoa acessar a qualquer momento e navegar entre os blocos e fazer busca pelo TXID da transação, permitindo você verificar se a transação foi registrada e confirmada ou não. Você pode localizar o block explorer da moeda no site oficial da mesma ou no site CoinMarketCap, localizando a moeda e clicando em explorer, conforme exemplo abaixo (no caso do Bitcoin há 3 block explorers cadastradas no CoinMarketCap):

Tendo essas informações em mente, fica bastante simples de encontrar o problema. No passo a passo abaixo vamos usar como exemplo um pagamento de um usuário qualquer que minera Musicoin na pool do Rei do Coin e recebeu um pagamento de mineração:

  1. Localizar o TXID da transação na carteira ou tela de pagamento da pool;
  2. Com o TXID em mãos localizar a transação no block explorer e verificar se ela já possui confirmações, CASO AINDA NÃO TENHA, É NECESSÁRIO AGUARDAR. (No caso da Pool do Rei do Coin, o TXID vem na tela de pagamentos e é um link. Ao clicar nele o Block Explorer é aberto automaticamente na transação):
  3. Caso a transação já esteja confirmada, anotar o número do bloco em que a transação ocorreu; 
  4. No site da Cryptopia, acessar a aba “CoinInfo”:
  5. Uma tela com todas as moedas disponíveis na exchange será exibida e nela você deve localizar a moeda de seu interesse utilizando o campo search:
  6. Após localizar a moeda é possível ver o status da wallet da Exchange (no caso em manutenção) e também o block height, que é o último bloco que está sincronizado na exchange:

Neste exemplo é possível então concluir que a transação ocorreu no bloco 2043569 mas a exchange está em manutenção e atualizou apenas até o bloco 2016350, ou seja, a transação ainda não foi identificada na exchange e o valor enviado não aparecerá como disponível no saldo do usuário até que a Cryptopia atualize a wallet até pelo menos o bloco que a transação foi registrada. Ou seja, você deve aguardar pois é um problema que afeta todos os usuários da Exchange e já está em verificação. Caso não estivesse com status de “Maintenance”, uma alternativa seria abrir um ticket com o suporte da Cryptopia.

Check Also

Configuração de Pagamento mínimo – Pools Rei do Coin.

O Rei do Coin está implementando uma novidade em suas pools. A partir de agora …

Para comentar acesse nosso forum: www.bitpapo.com.br