Home / Artigos / Como transformar criptomoedas em dinheiro real.

Como transformar criptomoedas em dinheiro real.

Uma das primeiras dúvidas (ou deveria ser) de quem está pensando em investir no mundo das criptomoedas é: “E depois como faço para transformar meus Bitcoins em dinheiro real?” ou “Como faço para gastar este dinheiro?”. Essas perguntas são muito comuns e nosso objetivo aqui é trazer as principais opções disponíveis hoje no mercado.

Bitcoin ATM

Bitcoin ATM é um caixa eletrônico, como o de um banco, com a diferença que você pode comprar ou sacar Bitcoin e/ou outras moedas (dependendo do modelo do ATM) diretamente da sua carteira mobile. Após algumas confirmações (geralmente por SMS e leitura de QRCode), você cria o pedido de saque, envia as criptomoedas para a máquina e ela lhe paga em espécie, de acordo com o país onde está instalada. Segundo o site Coin ATM Radar, utilizado para localizar os equipamentos disponíves, hoje (02/03/2018), existem 2404 caixas eletrônicos de criptomoedas espalhados por 62 países ao redor do mundo. Infelizmente no Brasil temos registro apenas em SP.

Serviços de pagamento online

Incluiremos aqui serviços que permitem você pagar boletos bancários, contas como água, luz e telefone, além tributos e recargas de celular, entre outros. Estes serviços são extremamente práticos e versáteis, pois permitem você pagar desde sua fatura do cartão de crédito, até fazer depósitos em bancos digitais como banco Inter, PagSeguro, Mercado Pago, etc. Além dos serviços de pagamento, algumas destas empresas oferecem também serviços de depósitos diretamente em sua conta corrente. Dentre as empresas mais conhecidas por aqui, temos a Paguecombitcoin (que acredito que tenha sido a pioneira), Bitbol e Kamoney, com destaque para a última que recebe pagamentos não só em Bitcoin mas como em outras criptomoedas.

Exchanges Brasileiras

As exchanges (ou casas de câmbio) costumam ser a forma mais justa de venda das criptomoedas, elas apenas servem de intermédio entre os vendedores cobrando uma pequena taxa por isso. A grande vantagem de se trabalhar com exchanges é que você que oferece a quantidade da moeda que deseja vender pelo preço que considera justo. A desvantagem é que você trabalha com uma ordem de venda, logo depende de alguém interessado em comprar e como tudo isso é feito com um intermédio, o processo costuma demorar entre deposito, venda e saque. Os serviços mais populares no Brasil hoje são FoxBit, Mercado Bitcoin, Braziliex e BitcoinToYou.

Cartões de Débito

Cartões de Débito são extremamente práticos. Geralmente emitidos com bandeira Visa ou Mastercard, funcionam exatamente igual ao cartão do seu banco, com a diferença que o débito é feito do seu saldo de Bitcoins depositado na carteira web. A maioria deles também proporciona a função de saque, onde você pode sacar em espécie nos caixas ligados à rede 24 horas do mundo todo. Aqui no Brasil XAPO e ADVCash são as empresas mais utilizadas. * No exterior existem outras muito populares como Monaco, Bitpay, CoinJar e BCCPay. Toda essa praticidade vem sempre acompanhada de taxas, desde a emissão do cartão até taxas de conversão e saque.
*Edit: *Segundo informações recentes, estes serviços não estão funcionando mais em nosso país.

Vendas P2P

Uma alternativa muito comum aos serviços informados são as vendas P2P, feitas de pessoa para pessoa, onde geralmente se consegue comprar e vender moedas sem muita burocracia. Algumas pessoas optam por utilizar algum intermédio como Paypal ou Mercado Livre, mas é importante salientar aqui que a política de segurança destas empresas em geral não cobre serviços de vendas de serviços digitais, incluindo as criptomoedas, sendo assim é muito importante você procurar alguém de confiança para fazer a negociação. Procure sempre recomendações de pessoas conhecidas.

Comércios que aceitam Bitcoin

Muitas empresas hoje já aceitam Bitcoin como forma de pagamento sem necessidade de intermédio ou conversões. As empresas de e-commerce foram as primeiras mas a cada dia cresce o número de estabelecimentos que aceitam o Bitcoin como forma de pagamento. Estes estabelecimentos podem ser rastreados através do site CoinMap.

Além das opções citadas, temos diversas empresas pioneiras que oferecem serviços integrados. Uma delas, bastante conhecida hoje no Brasil, é a CoinBR que oferece uma carteira web multimoedas, com opções de compra, venda, saque em conta corrente e pagamentos boletos, entre outras facilidades.

Como podemos ver, a cada dia surgem mais opções para a utilização das criptomoedas, mas apesar disso, a maioria das empresas prefere trabalhar com o Bitcoin, que hoje tem como principal problema o alto custo das transações, não sendo interessante seu uso para pagamentos de pequenas quantias. Além disso, se você trabalha com mineração ou investe em diversas moedas, terá que utilizar o serviço de alguma Exchange (casa de câmbio) para transformar suas altcoins em Bitcoin para depois fazer uso como forma de pagamento.

PS.: O Bitpapo não possui nenhum tipo de vínculo com as empresas citadas, sendo as sugestões feitas conforme pesquisas na própria internet e experiência de uso de alguns dos serviços.

Check Also

O que são blocos uncle e orphan

O que são blocos. Bloco Orphan e Uncle

Apenas lembrando o que é um bloco: Blocos são o pagamento que recebemos pelo trabalho …

Para comentar acesse nosso forum: www.bitpapo.com.br