Home / Artigos / ROUND 2: O polêmico lançamento da Bitmain: Antminer X3. A resposta do Sumokoin: Cryptonight-Heavy. Como minerar SUMO após a mudança.

ROUND 2: O polêmico lançamento da Bitmain: Antminer X3. A resposta do Sumokoin: Cryptonight-Heavy. Como minerar SUMO após a mudança.

Esta postagem é uma continuação da publicação anterior onde falamos sobre as mudanças que estão ocorrendo no algorítimo Cryptonight. O link desta matéria com mais detalhes sobre o caso está disponível em https://bitpapo.com.br/antminer-x3-cryptonight-monero-asic/

Conforme prevíamos, cada moeda está tomando uma decisão diferente em relação ao Cryptonight e não há um consenso. Cada equipe de desenvolvimento está adotando um caminho diferente para evitar a centralização de sua rede. Por um lado isto é bom pois de fato vai impossibilitar o desenvolvimento de um ASIC inter compatível com todas as moedas. Já por outro traz um grande transtorno para toda a comunidade devido a incompatibilidades de softwares, carteiras, pools e afins. Desta vez vamos falar do Sumokoin que possui uma equipe de desenvolvimento bastante ativa e já definiu o caminho que vai seguir.

A crítica ao Monero

A equipe do Sumokoin seguiu seu próprio caminho no processo de resistência ao ASIC da Bitmain. Eles desenvolveram uma modificação do Cryptonight diferente da adotada pelo Monero, chamada  Cryptonight-Heavy. Segundo curie-kief, um dos desenvolvedores da equipe do Sumokoin, a solução adotada pela equipe do Monero não é adequada. Conforme ele demonstra neste link a implementação feita no código do Cryptonight V7 (utilizado no Monero) pode ser reescrita a fim de ser programada e processada por hardware, o que faz com que ela não deixe de ser resistente ao ASIC. No mesmo post curie-kief ainda cita que a equipe do Monero ignorou um alerta feito por alguns programadores de FPGA sobre essa possibilidade. Ele ainda fechou o texto com a seguinte crítica: “Nós pensamos que esta não foi uma forma sábia de agir” (tradução livre).

O caminho adotado

A implementação efetuada pela equipe do SUMO está sendo chamada internamente de “meio-passo”.  De forma simplificada, ela aumenta a complexidade do cálculo do hash, fazendo uma etapa intermediária que o torna semelhante à um cálculo de ponto flutuante. Dessa forma, utiliza números com casa decimal (float) ao invés de números inteiros (integer) para cálculo do hash. Esta mudança faz com que a performance em um chip programável (FPGA) seja muito baixa, tornando desinteressante para este fim. Para o processamento em placas de vídeo também é previsto que ocorra uma diminuição na taxa de hash, mas sem afetar os tempos de verificação. Segundo eles essa mudança é benéfica para a rede. A descrição detalhada também está no mesmo link citado anteriormente.

O fork

A mudança no algorítimo estava prevista para entrar no ar no bloco 117600. No entanto decidiram antecipar para o bloco 116520 conforme anunciado no Facebook da empresa.

Facebook Sumokoin

 

O bloco 116520 será minerado no dia 04 de abril de 2018 e o release com os arquivos necessários para os proprietários de pools, mineradores e carteiras já foram disponibilizados pela empresa. Eles estão disponíveis no link a seguir:

https://github.com/sumoprojects/sumokoin/releases/tag/v0.3.0.0

Como minerar

Para que você continue minerando Sumokoin após o bloco 116520 é necessário que você possua um minerador compatível com o Cryptonight-Heavy. Por enquanto o único que oficialmente foi divulgado como compatível é o XMR-STAK (versão 2.3 ou superior) desenvolvido pelo fireice-uk. Sendo assim é recomendável que você atualize o software para a versão mais recente.

Importante: os arquivos de configuração da versão antiga são incompatíveis, portanto é necessário que configure novamente o minerador.

O link de download e instruções de como configurar já estão disponíveis em nosso post “Como minerar Sumokoin no Brasil – Rei do Coin”.

Considerações finais

Conforme havíamos previsto, o lançamento do Antminer X3 está trazendo muitas mudanças ao mercado. Algumas empresas estão demonstrando bastante maturidade na sua equipe de desenvolvimento, trazendo soluções bastante consistentes para suas moedas.

Continuamos aguardando novas informações e estaremos publicando todas as novidades que sejam relevantes.

Check Also

O que são blocos uncle e orphan

O que são blocos. Bloco Orphan e Uncle

Apenas lembrando o que é um bloco: Blocos são o pagamento que recebemos pelo trabalho …

Para comentar acesse nosso forum: www.bitpapo.com.br